Qual é o motivo do sucesso de um designer?
Talento, personalidade, estilo, ou uma junção disso tudo e muito mais?
A verdade é que não existe uma resposta concreta para essa pergunta, já que em cada ramo o sucesso acontece em suas mais variadas formas. Contudo, existem alguns detalhes que, na maioria das vezes, fazem parte dessa forma complexa e tão almejada: Trabalho e originalidade. E isso são características intrínsecas aos grandes representantes do design nacional.
Ultrapassar fronteiras deixou de ser um tabu para se tornar uma consequência natural. Cada vez mais reconhecido e consolidado mundo afora, o design brasileiro destaca-se por suas cores, autenticidade, capacidade de se inovar e dinamismo perante à mescla entre necessidade e beleza.
Sinônimo de receptividade e cordialidade, a brasilidade extraídas de mentes brilhantes personifica-se em salas, móveis, quartos, halls e paredes que o mundo inteiro passa a desejar.
Conheça agora um pouco mais sobre o design brasileiro e algumas mentes que o levaram aos mais altos patamares no cenário mundial.
A BRASILIDADE
Das casas barrocas do interior de Minas Gerais às formas modernas de Niemeyer por Brasília. O design de interiores acompanha a arquitetura na missão de enfatizar a identidade e cultura de um povo tão plural quanto o brasileiro. É possível encontrar um pedaço de Roma na varanda de uma cabana à beira da praia, ou até mesmo a figura de um santo no teto de um moderno edifício no centro da capital paulista, repleta de referências.
Isso muito tem a ver com as diversas culturas que se espalharam pelo país. É a criatividade perante às misturas e necessidades: o jeito brasileiro de ser.
Do Brasil para o mundo:
Com a evolução e profissionalização dos designers, algumas características desses profissionais ajudaram a desenvolver uma própria identidade de interiores cada vez mais admirada internacionalmente.
São elas: multiculturalismo, repertório, espírito, inovação, modernidade, ousadia, sofisticação e artesanato.
Tais características definem a estética e estilo que une as diferenças e as transformam em analogia.
Veja agora algumas das mentes por trás dessa representatividade:
Geraldo de Barros
Outro pioneiro em voga.
Designer notório do século passado, a arte e trabalho de Geraldo de Barros (in memoriam) ainda se faz presente e influente por todo o mundo do design de interiores. Precursor do modernismo brasileiro, destacou-se através do concretismo e da fotografia abstrata.
Influente em diversas cenas sociais e culturais, o trabalho do artista atravessou épocas e diversos momentos da cena nacional e internacional, sempre com genialidade e valorização à cultura como um movimento democrático.
Sua carreira foi intensa, tanto na fotografia e pintura quanto no design.
Na década de 50, após voltar da Europa, depois de um período de estudos na Escola Nacional Superior de Belas Artes, em Paris, iniciou sua experiência como criador de móveis em um momento romântico da difusão de planejados no Brasil, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Sua imagem está diretamente ligada à força que o design de interiores ganhou no Brasil a partir da metade do século XX, conectando especialmente a arte concreta, poesia e abstração.
Um artista de talentos múltiplos, visionário e sempre atual.
Sérgio Rodrigues
Considerado o maior nome do mobiliário brasileiro, Sérgio Rodrigues (in memoriam) foi um pioneiro na transformação do design nacional em termos de adaptação e inovação ao design industrial. Nascido na década de 20 e contemporâneo de Oscar Niemeyer, ganhou notoriedade internacional ao longo do tempo, tornando-se uma autoridade mundial quando o assunto é brasilidade.
Famoso por suas emblemáticas poltronas – em destaque a “Poltrona Mole”, que ganhou prêmios e foi integrada ao Museu de Arte Moderna de Nova York – o legado deixado pelo arquiteto e designer de interiores vai muito além de sua fama internacional e do estilo. Seu trabalho, notoriamente atemporal, imortaliza-se pelos quatro cantos do mundo por transmitir a mensagem de que arquitetura e design de interiores devem sempre caminhar juntos, como partes de uma única arte.
Fiel à crença de que os móveis devem ser o reflexo de uma cultura, o mestre traduziu em cada peça sua filosofia, com respeito às suas origens e pensamento, além das ideias voltadas ao conforto e adequação ao clima de modo funcional.
Mais que um nome. Uma marca eterna.
PERCIVAL LAFER
Um designer que alcançou o auge após uma trajetória única de carreira, entre o design, a indústria e o mercado brasileiro de móveis.
Tendo o mobiliário moderno como inspiração, estabeleceu em suas produções em escala um estilo que permitiu criar peças de preços acessíveis. Graças ao seu intenso envolvimento com as questões de fabricação, uniu suas habilidades com estratégias produtivas e otimização de processos e recursos.
Uma notável marca de Lafer reflete-se em sua preocupação em democratizar o acesso ao design, para que a arte de interiores não seja vista apenas como algo tangível para camadas mais abastadas da sociedade, mas também acessível ao público popular como um todo.
Lafer ganhou destaque no cenário de móveis graças ao seu estilo ousado e original.
Sua mentalidade inovadora se mescla com a capacidade ímpar em fazer uma arte que reflete o estado dela própria.
Tradição e inovação em uma mesma figura, Percival Lafer é outra lenda do design brasileiro a deixar sua marca no mundo.
OSCAR E ANNA NIEMEYER
Um sobrenome que dispensa apresentações.
OSCAR
Nascido em 1907, Oscar Niemeyer matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1929, iniciando então uma trajetória que colocaria o Brasil na prateleira de cima do arquitetura e design mundial.
Com o diploma de engenheiro arquiteto conquistado em 1934, Niemeyer iniciou suas atividades profissionais no ano seguinte, no escritório de Lúcio Costa, onde participou da equipe de desenvolvimento do projeto do Ministério da Educação e Saúde. Desde então, o gênio não parou de criar e inovar, até sua morte em 2012.
Vivenciando a reforma proposta por Lúcio Costa durante a Segunda Guerra Mundial, Oscar Niemeyer foi influenciado pelos princípios modernos da Europa, afastando-se do estilo do Movimento Neocolonial para, enfim, aproximar-se da tendência internacional e criar sua própria identidade.
Desde então, fez história e arte ao erguer Brasília, deixou suas curvas na Lagoa da Pampulha, pintou gravuras e desenhos mundo afora, e também valorizou o design nacional no exterior.
Usando madeira prensada como matéria prima, o mobiliário saído de sua mente eternizou-se através das linhas curvas, em busca de uma sensualidade geométrica que transformava móveis em poesia.
Traços que fizeram história e deixou não somente um legado, mas uma herança de pai para filha.
ANNA
Filha única de Oscar Niemeyer, Anna Niemeyer (in memoriam) trabalhou com o pai e criou sua identidade artística sob a influência do modernismo, em especial, na criação de interiores de diversas obras públicas em Brasília.
Mais do que filha, Anna era sócia do famoso arquiteto, e contribuiu em diversos projetos, garantindo assim um reconhecimento que a transformou em um dos maiores nomes do design brasileiro.
Na década de setenta, ganhou destaque nacional e internacional após a criação de uma linha de móveis que foi exposta em diversas instituições.
Ainda em 1977, fundou no Rio de Janeiro sua própria galeria, dedicando o espaço à comercialização e propagação da arte contemporânea.
Sua dedicação ao design de interiores rendeu inúmeros projetos, entre eles, o Planalto da Alvorada, o Supremo Tribunal Federal de Brasília, além do Congresso Nacional.
Contudo, muito além disso, a linha de móveis desenhadas por suas mãos fez sua fama atravessar o oceano, sendo fabricada também na Itália e exposta em importantes espaços, como o Georges Pompidou, em Paris, e até mesmo na clássica cidade de Florença.
Considerada a primeira galerista importante do Rio de Janeiro, Anna, assim como seu pai, foi mais uma a contribuir para a valorização do designer de interiores brasileiro pelo mundo.
Irmãos Campana
Reconhecidos internacionalmente pela capacidade de revolucionar o design com o uso da arte de maneira sustentável, Humberto Campana e Fernando Campana esbanjam poesia e ousadia com seu vasto repertório de inovações para interiores.
Com temáticas voltadas para o cotidiano, a dupla paulista possui uma identidade única de estilo, explorando ao máximo a criatividade na fabricação de móveis e conceitos, apostando na simplicidade de técnicas e materiais, mas também na extravagancia de expressão.
Focados na valorização do estilo brasileiro, os irmão Campana testam seus limites em busca de estética e conforto, e utilizam processos artesanais no resgaste de artifícios manuais em suas criações.
Com mais de três décadas no ramo do design, a dupla coleciona prêmios e faz parte dos seletos brasileiros com peças expostas no acervo do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque.
Zanini de Zanine
Do mestre ao discípulo.
Zanini de Zanine estagiou com Sergio Rodrigues quando produziu seu o primeiro móvel. De lá pra cá, criou um estilo próprio e uma imagem internacionalmente respeitada, sendo considerado um dos principais nomes do design contemporâneo.
Considerado por muitos como um gênio talentoso, Zanini de Zanine é filho de José Zanine Caldas (in memoriam), cujos trabalhos elevaram o design brasileiro a um novo patamar.
Desde a infância, Zanini viu-se cercado por grandes figuras da cultura nacional, o que, segundo o próprio design, contribuiu significativamente para sua evolução como artista.
Dotado de toda informação e experiência adquirida ao longo do tempo, Zanini ganhou notoriedade pelo mundo graças à uma personalidade criativa que não se prende à tendência. Seguindo a linha de raciocínio, herdada do pai, o design inova cada vez mais em seus projetos, indo do industrial ao móvel arte com destreza e prazer em unir arte e tecnologia.
CLAUDIA MOREIRA SALLES
Uma das mais reconhecidas e competentes designers do Brasil, a carioca Claudia Moreira Salles formou-se em 1978, aos 23 anos, pela Escola Superior de Desenho Industrial. Desde então, desenvolveu diversos projetos para produção em série voltada à Indústria.
Após mudar-se para São Paulo, aprimorou-se cada vez mais e desenvolveu uma técnica apurada que permeia entre o artesanal e semi-artesanal, especialmente em móveis e projetos voltados ao trabalho em madeira, material pelo qual é apaixonada.
O estilo e bom gosto nas criações levou seu nome à terras internacionais. Seu mobiliário ganhou destaques em revistas especializadas de diversos países, assim também como ganhou destaques nos mercados, sendo vendidos pelos Estados Unidos, Portugal, França e Alemanha.
Sem dúvidas um nome brasileiro cada vez mais forte no cenário mundial.
RONALD SASSON
Ronald Scliar Sasson é o nome do artista plástico curitibano que se transformou em designer.
Após viajar meio mundo, Ronald adquiriu vivência e conhecimento trazidos do Oriente Médio e Europa, unindo sua habilidade autodidata à simplicidade do design escandinavo. Isso garante um estilo único em suas peças, alavancadas internacionalmente graças à sua intrínseca brasilidade natural.
Ronald possui uma constante preocupação em se atualizar e, por isso, prioriza a pesquisa de técnicas e materiais cada vez mais viáveis ao desenvolvimento de seus móveis.
Além disso, o designer possui uma visão diferenciada na construção de seu mobiliário, muito por sua habilidade nas artes plásticas, mas também pelo seu contato direto com as artes conceituais e neo-experimentais de Paris.
Com mais de 25 prêmios internacionais, Ronald é, sem dúvidas, um dos nomes mais valorosos do design brasileiro contemporâneo.
O FUTURO DO DESIGN BRASILEIRO
Dizem que o que está por vir, apenas o tempo é capaz de dizer. Contudo, um povo cujo passado e presente expressa toda sua capacidade e qualidade, só pode esperar por grandes frutos para aqueles que bebem de uma fonte rica em talento e referência.
O design brasileiro – assim como sua essência e origem – é composto por tradição, inovação e constante evolução. Do modernismo de grandes mestres aos novos conceitos de talentosos profissionais em ascensão, os dias atuais e futuros prometem um espaço cada vez maior para o profissional brasileiro. Uma consequência boa de uma identidade única e adaptável, pronta para a fluidez que os próximos tempos prometem exigir, em busca de uma estética ousada, aparelhada com a demanda que o mundo constantemente exigirá dos novos designers brasileiros que estão por vir.