Como o design nórdico conquistou o mundo

Como o design nórdico conquistou o mundo
Foto: Malter

Você já ouviu falar sobre o design escandinavo? Talvez o nome faça com que este estilo pareça distante da nossa realidade. Mas provavelmente você já viu ambientes que seguem esta vertente cada vez mais popular da decoração.

Sinônimo de simplicidade e conforto, o design nórdico parece feito sob medida para atender às necessidades da vida moderna. A união entre superfícies minimalista, tecidos confortáveis e materiais naturais em espaços abertos e arejados contribuem para aumentar a sensação de bem-estar.

O estilo de decoração nórdica como conhecemos hoje foi possível graças a designers e arquitetos do século XX que revolucionaram o mercado da época com um trabalho inovador, técnicas de vanguarda e projetos minimalistas.

A história do design nórdico:

Qual é a diferença entre decoração nórdica e escandinava?

Em um sentido estritamente geográfico, a região da Escandinávia se refere apenas a dois países: Noruega e Suécia. Porém, devido à proximidade e ao intercâmbio cultural com os outros países nórdicos, muitas pessoas utilizam o termo “escandinavo” para se referir também à Dinamarca, Islândia e Finlândia.

Como estes cinco países partilham um passado histórico, cultura e idiomas com características muito semelhantes, quando nos referimos a assuntos como design, arte e arquitetura e artesanato, estilo nórdico e estilo escandinavo são sinônimos, não havendo diferença entre os dois termos.

Como surgiu o design escandinavo?

Para compreender as características da decoração escandinava, precisamos lembrar como é a vida no norte da Europa. O clima é muito frio, os invernos são extensos, e há períodos longos sem a luz do sol.

Por esses motivos é importante que os ambientes internos tenham cores predominantemente claras, como o bege e o branco. Isso ajuda a preservar ao máximo a iluminação natural.

Como o convívio e as atividades acontecem principalmente em espaços internos, o design nórdico preza muito pelo conforto e pela sensação de aconchego, em especial em casas residenciais.

Devido à escassez de recursos naturais, uma característica importante da decoração escandinava é o minimalismo. Muito de seus produtos inclusive é feito pra durar décadas e serem repassadas por gerações, sempre prezando pelo reuso e durabilidade.

Ao contrário de estilos como o barroco e o rococó, que entendem o acúmulo de elementos como símbolo de requinte, os nórdicos valorizam a simplicidade e o equilíbrio.

A filosofia do estilo de vida escandinavo, resumida em uma frase, é “valorizar o essencial”. Isso se traduz no uso de linhas orgânicas, formas simples e na escolha por materiais naturais como pedras, madeira, lã e algodão.

Esta concepção de mundo nos leva a mais uma particularidade do design nórdico: a funcionalidade dos objetos. Para os nórdicos, não há sentido em acumular coisas sem utilidade.

Da Escandinávia para o mundo:

Os países do norte europeu sempre valorizaram seu artesanato e souberam adequar seu modo de produção às transformações ocorridas durante a revolução industrial. Assim foi possível manter a identidade e as características dos produtos escandinavos.

A partir da década de 80 do século XIX os nórdicos começaram a mostrar ao mundo suas realizações industriais através da  Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo, em 1897. Outro momento importante foi a participação dos países nórdicos na Exposição Universal de Paris de 1900, fazendo com que o design nórdico se tornasse cada vez mais conhecido.

O sucesso, porém, só surgiu na década de 1950, quando a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial despertou o interesse por produtos simples e funcionais que pudessem ser produzidos em larga escala.

Características do design nórdico:

Agora que conhecemos a história e a cultura dos países escandinavos, podemos entender melhor a estética do estilo. As principais características do design escandinavo são:

  • Minimalismo
  • Produtos simples e funcionais
  • Paleta de cores neutras e claras
  • Toques de cor através de objetos bem coloridos e vibrantes
  • Espaços amplos, arejados e bem iluminados
  • Móveis de madeira clara ou caramelo
  • Objetos de qualidade, duráveis e versáteis
  • Uso de materiais naturais: lã, algodão, madeira, pedra
  • Pontos de contraste com objetos de metal: aço, cobre ou bronze
  • Plantas decorativas para trazer natureza para o interior das casas.

Conheça estes nomes:

Atualmente o design nórdico é um dos mais valorizados, com peças icônicas como a banqueta 60 de Alvar Aalto, os lustres PH da coleção Louis Poulsen e a poltrona Egg de Arne Jacobsen.

Veja abaixo alguns dos nomes mais importantes e influentes da decoração escandinava:

Alvar Aalto

Nascido em 1898, este arquiteto finlandês é conhecido também como o pai do modernismo nórdico.

Sua reputação se deve à capacidade de unir natureza e funcionalidade, agregando elementos orgânicos e materiais em estado natural às suas obras.

A partir da década de 1930, passa a se dedicar também ao design de móveis. Suas peças de mobiliário preservam as características que o consagraram na arquitetura.

O nome de sua empresa define bem seu processo criativo: Artek, palavra formada pela união entre arte e tecnologia. Empresa esta fundada com sua esposa Aino Aalto, uma designer e arquiteta também renomada especialmente pelo seu trabalho com artigos em vidro. Ela chegou inclusive a vence o marido em uma competição de design com os seus famosos “Aalto Glasses” e também foi responsável por colaborar no design do ilustre Savoy Vase.

A banqueta 60 de Aalto fará 90 anos em 2023 e se destaca na história do design nórdico  graças ao tratamento até então inédito de desdobramento da madeira. Os pontos fortes da peça são a resistência e durabilidade, as linhas simples e despretensiosas e a versatilidade: pode ser utilizada como mesa de canto, banco, e apoio para os pés.

A banqueta 60 também foi concebida para ser empilhável, facilitando seu armazenamento.

Arne Jacobsen

Nascido em 1902 na Dinamarca, Arne Jacobsen iniciou trabalhou em diversas funções ligadas à arquitetura e criação de objetos: decorador, designer de estampas para tecido e papel de parede, ceramista, e projetista de móveis.

Sua peça mais conhecida é a cadeira Egg, produzida e valorizada até hoje, com linhas curvas que unem conforto, elegância e originalidade. O nome da peça se deve ao seu formato: egg significa ovo em inglês, e a peça tem o formato oval aberto.

A poltrona Egg se tornou uma referência, pois foi feita com uma técnica inédita: trata-se de uma concha de espuma coberta por estofamento. Isso abriu um mundo de possibilidades para o desenho e fabricação de móveis.

É interessante saber que a cadeira Egg integra um dos projetos mais ambiciosos de Jacobsen e do design nórdico: o Royal SAS Hotel, em Copenhague. O arquiteto projetou desde o exterior até a iluminação e os talheres.

Para contrastar com a fachada moderna, feita por linhas retas e materiais industriais como vidro, ferro e aço, o interior tem linhas suaves e orgânicas. Neste contexto, a cadeira Egg tem o objetivo de funcionar como um refúgio contra a sensação de frieza provocada pela aparência exterior do prédio.

Kaare Klint

Nascido em 1888 na Dinamarca, Kaare Klint também é um dos grandes nomes do design nórdico. Ele se concentrou em criar  peças que fossem simultaneamente elegantes, funcionais e que pudessem ser armazenadas com facilidade.

Klint tinha um excelente senso de proporção e espaço e estudou o corpo humano para criar móveis na proporção mais adequada possível.

Ele pesquisou a relação entre forma e funcionalidade nos objetos e renovou o design de móveis dinamarqueses, aliando tradição e inovação no mesmo produto.

Klint insistia para que suas peças nunca tomassem mais espaço que o necessário. Os princípios que nortearam seu trabalho consistem em um design claro e lógico, linhas limpas, uso de materiais de qualidade e uma habilidade excepcional.

Ele foi professor e mentor de vários designers escandinavos influentes.

Poul Henningsen

Poul Henningsen nasceu em 1894, na Dinamarca e se tornou o primeiro especialista do país em teoria da iluminação. Embora Poul Henningsen seja mais conhecido por seus lustres, seu talento era muito diversificado.

Desde 1920, Poul Henningsen trabalhou como arquiteto independente em Copenhagen, onde projetou várias casas, uma fábrica e os interiores de dois teatros.

Além de trabalhar como arquiteto, Poul Henningsen escreveu poemas e artigos para jornais. Seu cargo de editor da Revista Crítica, uma publicação especializada, fez com que ele fosse reconhecido como um crítico sério e agudo da sociedade e da arquitetura.

Em 1924, Poul Henningsen criou a peça que lhe trouxe maior fama: o Lustre PH. O projeto foi baseado na análise científica da função da luz em espaços internos. O tamanho, a forma e a posição das peças que compõem a luminária determinam a distribuição da luz e a intensidade do brilho. Assim, podemos dizer que Henningsen levou o conceito de funcionalidade do design nórdico para a iluminação.

Grete Jalk

Nascida em 1920, a dinamarquesa Grete Jalk estudou na Escola de Design para Mulheres de Copenhague entre 1940 e 1942. Depois ela prosseguiu os estudos como aluna de Kaare Klint.

Ela foi uma das primeiras mulheres a trabalhar como designer de móveis. Um de seus primeiros projetos foi em 1947, criando um conjunto para a “mulher profissional moderna”, que consistia em um sofá-cama, mesa e sistema de armazenamento montado na parede, pensando na decoração para espaços pequenos.

Em 1953, Jalk abriu seu próprio estúdio de design e no mesmo ano  ganhou o primeiro prêmio no Concurso Georg Jensen em Copenhagen.

Jalk também  contribuiu para o conhecimento teórico na área de design, tendo sido responsável por uma revista especializada e pela compilação de quatro livros sobre o assunto.

Uma de suas criações mais importantes é a Poltrona GJ, construída com duas peças de madeira compensada dobradas. Apesar de simplista, sua construção foi fruto de um processo tão complexo que apenas trezentas unidades foram produzidas na década de 1960. Uma destas peças integra a coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York (o  MoMA). A poltrona GL foi relançada e comercializada em 2009, graças aos avanços tecnológicos.

O design nórdico na atualidade

O estilo escandinavo exerce grande influência nos arquitetos e designers há mais de 100 anos. A união de conforto e simplicidade é responsável pela popularidade da decoração nórdica nos dias atuais.

Graças à sua versatilidade e durabilidade, os móveis e iluminação do design nórdico oferecem uma maneira fácil de criar um espaço refinado e aconchegante.

Outro fator que trouxe uma visibilidade e aumentou a procura pelos designs nórdicos é o avanço tecnológico das últimas décadas: móveis antes caríssimos e difíceis de fabricar, como a poltrona criada por Grete Jalk, hoje podem ser produzidos em larga escala, chegando ao mercado com preços muito mais acessíveis.

Isso atrai consumidores interessados na qualidade, na atemporalidade do mobiliário nórdico, além de um olhar vanguardista em relação a estética e design que esse estio representa.